spot_imgspot_img

A 1a sopa do ano no Japão – Zoni ou Ozoni (お雑煮)

O Ozoni (お雑煮) é uma sopa especial muito popular e segunda a tradição ela deve ser consumida no 1o dia do Ano Novo no Japão. E diferente do que dizem comê-la para trazer sorte, o verdadeiro motivo está mais para gratidão aos deuses pelas colheitas e pedido de prosperidade para o ano que começa.

Cada família tem sua própria forma de preparar o Ozoni, mas os ingredientes originais são o mochi – もち – 餅 (bolinho de arroz), dashi – だし – 出汁 (caldo de peixe), kombu – こんぶ – 昆布 (tipo de alga) e komatsuna – こまつな – 小松菜 (verdura da família da mostarda).

Existem duas teorias de origem:

  • Origem das tradições da sociedade samurai da era de Muromachi, em torno do ano de 1336. Para celebrar o 1o dia do ano, as cerimônias representavam a demonstração da união da casta de samurais e firmar o poder entre eles.
    O 1o prato a ser servido na cerimônia inspirada na tradição MOMOKAIWAI – 百日祝い (pratos comemorativos das datas especiais) simbolizava o fortalecimento da sociedade de samurais, uma sopa elaborada com ingredientes desidratados disponíveis na ocasião: mochi, konbu e verduras desidratadas.
  • Origem folclórica da sociedade rural, de acordo com a religião budista, o dia começava no por do sol e iniciava ao nascer do sol no dia seguinte. Então as oferendas, verduras e legumes, eram colocadas a noite e recolhidas na manhã seguinte. Na manhã seguinte, estas oferendas eram cozidas junto com outros ingredientes dando origem a sopa, por isso o nome ZONI, Zo – 雑 – várias coisas e Ni – 煮 – cozido ou cozinharNo entanto, em algumas regiões do Japão o mochi não faz parte do Zoni. Isso porque o arroz, não cresce dentro da terra. A parte comestível do arroz cresce fora da terra, diferente de tubérculos e das raízes das verduras, então alguns agricultores excluem o arroz e seus derivados nos 3 primeiros dias do ano.

Ao leste do Japão é colocado o mochi retangular assado e no oeste o mochi tem formato circular e é cozido no misso (pasta de soja). Mas cada província coloca ingredientes relacionados a sua localidade, como as cidades a beira mar, colocam os peixes pescados na região e outros frutos do mar.

E as cidades produtoras de verduras e legumes colocam sua principal produção agrícola e até mesmo frango, cozidos no caldo de peixe, kombu e shoyu.

Não importa o ingrediente esta sopa quentinha na manhã fria do Ano Novo é de aquecer as tradições e os corações.

Leia a receita completa no site Portal das Receitas clicando aqui.

Portal Japãohttps://www.portaljapao.com
Ligando pessoas a pessoas no universo digital!
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -