spot_imgspot_img

A importância das memórias afetivas na infância

A memória afetiva é importante para o crescimento das crianças, pois ela garante que as lembranças importantes da infância auxiliem no desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, garantindo um crescimento cognitivo e emocional saudável.
A memória afetiva nada mais é do que aquela lembrança que surge por meio de elementos sensoriais e emocionais.

Assim, ela aparece a partir de gatilhos específicos, como sons, cheiros, sabores e cores que remetem a algo importante que aconteceu no passado.
O cheiro de bolo saindo do forno que lembra as férias na casa da avó. A brincadeira de pega-pega que traz à memória as tardes divertidas com os primos. A pipoca no sofá em dia chuvoso que remete aos cinemas na sala de casa com a família.

Quantas são as memórias afetivas que tomam não só as lembranças, mas também o coração. Essas recordações foram sendo criadas na simplicidade dos dias, enquanto a infância simplesmente acontecia.

Essa fase da vida é um período mágico que permite, por meio do brincar e da imaginação, a construção de memórias afetivas cheias de significado que irão perdurar para sempre. Parte do que se vive quando criança irá ressoar dentro de cada pessoa no decorrer de toda a sua existência.
Dessa forma aproveite um ou dois dias das suas férias e crie momentos marcantes com seus filhos e familiares, ‘’coisas simples’’ que marcaram por toda a vida.

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -