11.1 C
Nagoia
segunda-feira, dezembro 5, 2022
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

A importância de pensar sobre a aposentadoria

Compartilhar:

Uma aposentadoria planejada é algo essencial para a qualidade de vida na velhice, porém pouca gente dá a devida importância ao assunto.

Você já pensou em planejar sua aposentadoria? É comum que esta preocupação só apareça quando as pessoas já estão mais velhas. No Japão, por exemplo, é possível observar que os trabalhadores brasileiros, só manifestam interesse sobre o assunto com o avanço da idade, pois muitas vezes tem dificuldades para se manter no emprego ou conseguir recolocação no mercado de trabalho.

Com o avanço dos anos começam a surgir questões como: “O que eu vou fazer quando parar de trabalhar?” ou “Depois de me aposentar, serei capaz de manter o mesmo padrão de vida?”.

A ideia de aposentadoria pode provocar angústia, principalmente quando não houve um planejamento prévio, na época adequada. Um grande problema da falta de planejamento é sobretudo ter contribuído por pouco tempo para a previdência japonesa (Kokumin Nenkin ou Shakai Hoken) e/ou à previdência brasileira (INSS).

Um fato que deve ser levado em consideração é que na terceira idade novas necessidades aparecem e é comum que despesas com saúde aumentem. Além disso outras questões relacionadas à segurança física, emocional ou financeira podem surgir com o passar dos anos e será indispensável contar com o planejamento da aposentadoria para atender à todas estas necessidades.

► Aspecto financeiro: fontes de rendas como previdência social, poupança, investimentos, entre outros. Como você se manterá financeiramente?

► Cuidados com a saúde física e mental: escolher um bom plano de saúde e seguros para cobrir as eventuais despesas com a saúde física e mental, conhecer os auxílios e subsídios para idosos e atentar-se aos cuidados especiais necessários que a terceira idade exige. Quem vai cuidar de você na velhice?

► Bem-estar: ter uma vida ativa e proveitosa; adotar hábitos saudáveis; praticar exercícios físicos; ter um convívio social positivo, próximo e estável com amigos e familiares são algumas atitudes para garantir uma velhice feliz.

Desta forma, quanto antes houver um cuidado com o planejamento da aposentadoria, melhor as chances de obter um resultado satisfatório no futuro. É essencial obter informações seguras, e de fontes confiáveis, a respeito do sistema previdenciário e conhecer quais são as melhores opções para cada caso específico.

Com a devida orientação o trabalhador poderá realizar as contribuições previdenciárias corretamente e garantir o recebimento de um valor digno no momento da aposentadoria, seja no Brasil, no Japão, ou mesmo nos dois países.

Fonte: Vanessa Handa – Consultora

Consultora Vanessa Handa
Consultora Vanessa Handa
Consultoria e Assessoria Previdenciária. Auxiliar Judiciário para escritórios de advocacia previdenciária no Brasil e no Japão. Especialista no Acordo da Previdência Social Brasil

GUIA COMERCIAL
lojas, serviços e marcas

matérias relacionadas

Jantar luxuoso de confraternização se transforma em evento de premiação

No começo era apenas um evento de requinte glamour para reunir amigos e clientes, mas com imenso sucesso...

Festival Brasil agitou o fim de semana em Tóquio

Após dois anos suspenso, evento voltou e mostrou a força da cultura brasileira no Japão O final de semana...

Workshop e Torneio de Xadrez em Hamamatsu

O Workshop e Torneio de Xadrez que ocorrerá no Centro Comunitário de Hamamatsu, no próximo domingo, dia 20...

Luiz França encerra segunda turnê pelo Japão com casa lotada

Antes de sua apresentação no Festival Brazilian Day em Tóquio, o comediante fez as duas últimas apresentações em...

Okinawa: Brasileiros os mais animados do Festival Uchinanchu

Vestidos de amarelo e com uma energia contagiante, o grupo de brasileiros presentes no 7° Festival Uchinanchu, realizado...

Comediante Luiz França se apresenta neste domingo em Nishio

Os brasileiros residentes em Nishio e região, na província de Aichi-Ken, terão um domingo diferente, uma oportunidade para...

Terremoto de magnitude 5 atinge Ibaraki nesta quarta-feira

Um terremoto de magnitude 5. 0  atingiu nesta quarta-feia (9) província de Ibaraki, no leste do Japão, segundo...

Em Shiga, Focus Brasil Japão entrega Troféus aos vencedores do Business Award 2022

Cerimônia da 11ª edição voltou à forma presencial após 2 anos No último sábado (11/5) foi realizado na província...