spot_imgspot_img

A importância do brincar para as crianças

Você sabia que a brincadeira para a criança é fundamental para o seu desenvolvimento?
A criança não está apenas a entreter-se ou a divertir-se, enquanto brinca está também a melhorar a sua estrutura e a função do cérebro, assim como a promover a função executiva, que permite perseguir objetos e ignorar distrações.
Os benefícios de brincar prendem-se não só a nível emocional como cognitivo. Daí a importância de brincar. Os pais devem também participar nas brincadeiras. Assim, não só a ligação afetiva entre eles aumenta, como aumenta o seu interesse e motivação, desenvolvendo várias capacidades.

Estimula a criatividade e a imaginação
Ler uma história, brincar com bonecas ou montar um brinquedo é um desafio para a criatividade e imaginação da criança. Experimente oferecer-lhe caixas e baldes para que ela puxe pela sua imaginação e veja em meros objetos um brinquedo novo.
Permite um melhor autoconhecimento.

Ensina a negociar
Ao brincar com os colegas, existe, quase sempre, a necessidade de resolver problemas, como, por exemplo, na definição das regras de um novo jogo. Tal implica negociação com os seus pares, situação que vai repetir-se ao longo da vida.

Melhora a saúde mental
A importância de brincar prende-se, também, com o bem-estar mental das crianças. Ao brincarem estão a prevenir doenças como a depressão.

Promove a interação social
A importância de brincar com outras crianças ou com adultos é que estas brincadeiras promovem a interação social. Desta forma, enquanto brinca, a criança aprende a ouvir, a partilhar, a respeitar e a entender as diferenças das pessoas em relação a si. Assim, a criança está a ser preparada para viver em sociedade.
Desenvolve o raciocínio.
Ensina a lidar com a frustração
Quando perde um jogo com um colega, ou o grupo de amigos não quer brincar àquilo que sugeriu, a criança tem de saber lidar com frustração. Desta forma, vai tornando-se mais resiliente, pois aprende a lidar com as suas decepções e, assim, enfrentar as adversidades.

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -