spot_imgspot_img

Agitado ou Hiperativo

“Meu filho não para um minuto, está sempre correndo” a infância é uma caixinha de interrogações para nós adultos. Compreender o mundo infantil é extremamente difícil e identificar se um comportamento é normal ou não, pode ser uma tarefa ainda mais complexa.

O cérebro da criança está em processo de desenvolvimento e amadurecimento é exatamente nessa fase que os pequenos estão descobrindo o mundo, nesse processo tudo é novo e elas frequentemente dispõem da necessidade de experimentar tudo de uma só vez, sendo assim a agitação é uma característica da faixa etária.

Entretanto, a hiperatividade apresenta alguns sintomas semelhantes à agitação, o que dificulta a percepção correta dessa síndrome. Por essa razão, podem ocorrer diagnósticos equivocados ao diferenciar uma criança hiperativa de uma com agitação normal.
A hiperatividade infantil é um transtorno de comportamento de origem neurobiológica, que se caracteriza por: Apresentar dificuldades para prestar atenção, distrair-se facilmente por coisas sem importância, a criança apresenta problemas de ansiedade, mostra-se agressiva quando não consegue o que quer seu comportamento social é um pouco violento, mostra excesso de afetividade.

A criança agitada ou inquieta não existe patologia alguma. É um comportamento normal e se caracteriza por: Comportamento agitado que se dá como consequência de descobrir ou explorar seu ambiente, quando algo lhe interessa, presta a atenção, a criança se distrai quando algo não lhe motiva o suficiente, é alegre e tem vitalidade, quando é travesso não implica ser violento, relaciona-se bem socialmente, ainda que desobedeça a criança conhece onde estão os limites de comportamento. As crianças naturalmente já têm mais energia do que os adultos.

Por isso, é importante que você tenha cautela, para não acabar confundindo agitação normal com hiperatividade, caso você desconfia de que seu filho seja hiperativo, converse com os professores dele e procure saber como é o seu comportamento em sala de aula, um psicólogo pode identificar a condição de forma mais precisa, temos de ter claro que somente um especialista é capaz de diagnosticar e contestar com certeza a essa pergunta e o seu filho nunca poderá ser diagnosticado antes dos 7 anos.

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -