spot_imgspot_img

Aprenda a usar o Youtube para o seu negócio digital

O Youtube é, atualmente, uma das plataformas digitais mais utilizadas no mundo, gerando um grande tráfego de informações e constituindo-se como uma das ferramentas mais importantes para o meio empresarial. No e-commerce, a criação de vídeos parece ser, hoje, uma realidade cada vez mais tangível e, portanto, saber usar o seu canal de vídeos é fundamental para um negócio de sucesso. Logo, se você deseja conhecer mais, leia o texto e aprenda a usar o Youtube para o seu negócio digital.

O que é o Youtube?

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos e que fora criada em 2005, em São Francisco, por Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim, sendo, posteriormente, comprada pela Google por 1.65 bilhão de dólares e tornando-se, devido ao tamanho e importância da gigante da internet, umas das ferramentas mais utilizadas no mundo.

Como usar o Youtube no meu negócio digital?

A resposta para essa pergunta não é simples, pois é preciso que cada empresa análise as características do seu negócio, incluindo saber quem é o seu público-alvo, qual o conteúdo publicado em seu nicho de mercado e qual é o seu objetivo na plataforma. Após definir essas informações, tem-se, inicialmente, a elaboração de uma boa campanha de marketing, que necessita de uma estrutura adequada para ter sucesso.

Desse modo, alguns elementos devem ser evidenciados no processo de utilização do Youtube, como:

• Planejamento e criação de conteúdos relevantes: Lembre-se que a atração do seu público consumidor e o engajamento dos clientes com a sua marca só se darão com produção de conteúdos relevantes, o que gerará o reconhecimento e a confiança acerca da sua marca.

• Pré-produção: Como o trabalho gasto com material escrito é menor, saiba que criar conteúdos em vídeo dará um pouco mais de canseira. No entanto, com pesquisa e esforço, a parte técnica e a lógica do Youtube irão se tornar, com o tempo, algo mais natural para você e, assim, criar e publicar bons vídeos se tornará muito mais fácil.

• Equipamentos: Invista em um bom equipamento de som e vídeo, pois a qualidade do seu vídeo espelhará os valores e a excelência da sua marca. Contudo, não é necessário gastar rios de dinheiro, uma boa câmera e um microfone de qualidade, ou até mesmo um celular que grave em HD ou Full HD. Com relação ao som, você já deve ter passado por situações em que não conseguiu entender o que fora dito em um vídeo, não é?! Então, não deixe isso acontecer com o seu material de marketing digital.

• Boa iluminação e cenário: Procure investir em uma iluminação de qualidade, já que vídeos escuros diminuem o interesse do consumidor. Logo, busque utilizar bons iluminadores e lamparinas, ou crie um painel de luz, como o utilizado por youtubers iniciantes. Além disso, dependendo do seu nicho de mercado, um bom cenário irá dar um toque de qualidade no seu vídeo.

• Gravação: Embora seja um novo ambiente, cujas características possam causar certa estranheza, o momento de gravação é muito importante e gastará um bom tempo, então criar vários vídeos pode ser difícil, mas, também, irá economizar o momento de montagem do cenário e equipamento.

• Pós-produção: Após o vídeo ser gravado, você ainda terá o trabalho de editar o material bruto, o que merece o investimento em algum profissional, um membro de sua equipe de trabalho, que esteja apto a mexer com a edição dos vídeos e trazer qualidade para o seu material.

Portanto, o Youtube é, hoje, uma plataforma muito conceituada e importante para a divulgação de sua marca. No entanto, apenas utilizar o ambiente digital não trará um retorno positivo para a sua empresa e, por isso, aprender a usar o Youtube para o seu negócio digital é essencial, uma vez que boas práticas irão garantir um bom conteúdo produzido

- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -