spot_imgspot_img

As vantagens de seu filho ajudar nas tarefas domésticas

Nós pais muitas vezes subestimamos a capacidade das crianças. Muitas vezes achamos que as crianças não conseguiriam fazer algo sozinhos, por isso fazemos por elas. No entanto, os pequenos são capazes de muito mais do que pensamos, acredite!
Experiencia própria!!

Com essas férias prolongadas, que tal iniciarmos uma nova rotina para as crianças?

As crianças precisam sim, ter tempo para brincarem, se divertirem, descansarem, mas também precisam ajudar em casa pois isso as ajudam a ter…

Habilidades para a vida
Envolver as crianças em tarefas domésticas é uma forma de ajudá-las a desenvolver um conjunto de habilidades que serão úteis para o resto da sua vida. Afinal, independentemente de a criança ser menino ou menina, ou da sua futura profissão, todos nós precisamos saber como cuidar do lugar onde vivemos.

Dar para a criança uma tarefa específica ou uma área da casa para cuidar ajuda a aprender como ser responsável com o que é dele e também o que é dos outros.

Da mesma forma, se não cumprir a tarefa, a criança verá as consequências – por exemplo, o quarto continuará bagunçado e não terá lugar para brincar. Essa noção de que é preciso se esforçar e que as coisas não acontecem em um passe de mágica é importante para o pequeno aprender a reconhecer o que a mãe, o pai e outras pessoas fazem por ele.

Autoconfiança e independência
É claro que as crianças devam e podem contar com seus pais para ajudá-las e cuidar delas no dia a dia. Mas é possível, desde cedo, incentivar os pequenos a serem independentes, dando-lhes crescente autonomia para resolverem problemas sozinhos.
para ajudá-las e cuidar delas no dia a dia. Mas é possível, desde cedo, incentivar os pequenos a serem independentes, dando-lhes crescente autonomia para resolverem problemas sozinhos.

As crianças se sentem confiantes quando fazem suas tarefas, e tendem a querer aprender cada vez mais. Ajudar em casa dá a sensação de realização, e eles vão buscar esse sentimento também no resto das coisas que fizerem.

Qual a sua opinião sobre filhos ajudar nas tarefas domésticas?
Seus filhos já ajudam em casa? Escreva para nós aqui nos comentários! no próximo post colocarei algumas sugestões de acordo com a idade da criança.

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -