spot_imgspot_img

Calendário completo de feriados nacionais do Japão

Listamos abaixo  o calendário de feriados nacionais do Japão com explicações sobre sua criação e o sentido da comemoração.
Atenção não listamos as comemorações que não são classificadas como feriado nacional.
As repartições públicas, escolas, hospitais, consulados e embaixadas não funcionam nesta data.

JANEIRO

1o de Janeiro – Ano Novo (元旦 – Gantan)
O 1o dia do ano novo é comemorado nos países do calendário gregoriano de origem européia, adotado em substituição ao calendário juliano por convenção e praticidade para demarcar o ano civil no mundo todo.
E também é o Dia Mundial da Paz, criado em 1967 pelo Papa Paulo Ⅵ.
A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente religiosa ou católica.

10 de Janeiro – Dia da Maioridade (成人の日 – Seijin no Hi)
Feriado japonês destinado a felicitar todos os que atingem a maioridade, considerando-os adultos ao completarem 20 anos de idade no período de 16 de janeiro do ano anterior até 15 de janeiro do ano presente.
Até 1999 era comemorado no dia 15 de janeiro, a partir do ano 2000 foi transferido para a 2a segunda-feira do mês de janeiro.

FEVEREIRO

11 de Fevereiro – Dia da Fundação Nacional do Japão (建国記念日 – Kenkoku Kinenbi)
Neste dia, os japoneses celebram a fundação da sua nação e a ascensão do seu primeiro imperador, o Imperador Jimmu (神武) em 11 de fevereiro de 660 a.C.
Diferente de muitos países que tem uma data claramente definida, esta comemoração é baseada na lenda Nihon Shinwa – 日本神話, sobre os deuses que criaram o Japão.

23 de Fevereiro – Aniversário do Imperador (天皇誕生日 – Tennou Tanjyoubi)
Aniversário do Imperador atual do Japão, Naruhito, o 126o na linhagem da família imperial japonesa e atual Chefe de Estado e chefe da religião xintoísta.
A Constituição do Japão de 1947, lei 178, artigo 2 considera feriado nacional o aniversário do imperador vigente. O aniversário do imperador anterior é 23 de dezembro, com a troca de imperadores este feriado foi suspenso a partir de 2021.

MARÇO

21 de Março – Equinócio de Primavera (春分の日 – Shuubun no Hi)
Proclamado pelo governo como o dia de ¨Celebrar a Natureza e Cuidado aos Seres Vivos¨ com base na Constituição Japonesa de 1948.
O equinócio é um fenômeno astronômico em que o dia e a noite têm a mesma duração, na realidade o dia é mais longo.
Mas a origem deste feriado são as comemorações do Shuuki Koureisai – 春季皇霊祭, homenagem aos antepassados. Na religião budista é chamado de Higan (彼岸)

ABRIL

29 de Abril – Dia de Showa (昭和の日 – Showa no Hi)
Feriado em homenagem ao aniversário do Imperador Hirohito, que governou a Era Showa. Para lembrar a paz de tempos turbulentos e a história de superação dos japoneses após a 2a Guerra Mundial.
O imperador Hirohito ao admitir a derrota na 2a Guerra Mundial abdicou o seu poder de ascendência divina e em 1950 começa a monarquia constitucional.
A Era Showa termina em 1989 dando lugar a Era Heiwa.

MAIO

3 de Maio – Dia da Constituição Japonesa (憲法の日 – Kenpou no Hi)
Homenagem a atual constituição vigente no Japão instituída em 3 de maio de 1947, após o final da 2a Guerra Mundial.
Através desta constituição o poder absoluto do imperador foi destituído e dando ao povo o poder de escolher seus representantes para decidir os rumos da nação.Neste dia o Kokkai Gijido – 国会議事堂,  prédio do Parlamento Nacional Japonês, é aberto ao público para visitação.

Dia 4 de Maio – Dia do Verde (みどりの日 – Midori do Hi)
Dia de ¨Agradecer os benefícios que a natureza nos proporciona nutrindo a fartura em nossos corações¨ (tradução livre)
Entre 1989 a 2006 era comemorado no dia 29 de abril junto com o aniversário do imperador.Após alterações na constituição de 2005, foi transferido para 4 de maio e o aniversário do imperador Hirohito alterado para o Showa no Hi, estabelecendo assim o feriado nacional para a população: Golden Week

5 de Maio – Dia das Crianças (子供の日 – Kokomo no Hi)
Surgiu desde 740 AC na era Nara sendo 1 das 5 celebrações da corte imperial japonesa com base no calendário chinês.
Originalmente chamado de Tango no Sekku – 端午の節句, a tradição de ostentar o Koi Nobori usado até os dias de hoje.A cerimônia era no 5o dia da 5a lua do calendário japonês, e até 1948 era conhecido como o Dia dos Meninos. Após a constituição passou a se chamar Dia das Crianças e incluir ambos os sexos e reconhecer as mães e pais como unidade familiar.

JULHO

18 de Julho – Dia do Mar (海の日 – Umi no Hi)
Criado em 1995 como feriado nacional e comemorado na 3a segunda-feira do mês de julho como homenagem e gratidão ao mar e aos seres marítimos.Foi criado também para que o povo reconheça a grande importância do desenvolvimento marítimo e o papel significativo do mar para a história do país.

AGOSTO

11 de Agosto – Dia da Montanha (山の日 – Yama no Hi)
Criado em 2014 para que as pessoas ”Aproveitem a oportunidade para conhecer a montanha e os eus benefícios”. Data comemorativa já existente em vários países.O data foi escolhida por causa da escrita em ideogramas japoneses (kanji) do mês 8: 八月
E o número 11 representando as árvores.

SETEMBRO

20 de Setembro – Dia do Respeito aos Idosos (敬老の日 – Keiro no Hi)
Criada em 1947 numa pequena cidade na província de Hyogo, localizada na ilha de Honshu e oficializada em em 1966 como feriado nacional. Comemora-se na 3a segunda-feira do mês de setembro, não havendo um dia fixo.
Como já faz parte da cultura japonesa os idosos comemorarem o KANREKI ao completarem 60 anos o Keiro no Hi é mais uma forma de ensinar os mais novos a valorizarem as gerações anteriores num país onde os idosos são 29% da população.

23 de Setembro – Equinócio de Outono (秋分の日 – Shuubun no Hi)
Foi criado em 1947, até então era o Shuuki Koureisai, evento relacionado ao xintoísmo para homenagear aos antepassados mortos.Para desvincular do cunho religioso e transformar-se em calendário oficial foi mudado para celebração da chegada do outono.
É o término do verão e início do outono, e é amplamente divulgado que é o dia em o dia e a noite têm a mesma duração, mas na verdade o dia é um pouco mais longo.

OUTUBRO

10 de Outubro – Dia do Esporte (スポーツの日 – Supootsu no Hi)
Instituído no ano 2000 para subtituir o Dia da Educação Física que foi criado em 1966. O dia altera conforme o ano, pois é celebrada na 2a segunda-feira do mês de outubroÉ o primeiro feriado nacional na língua inglesa: Sports. Em 20 de junho de 2018, foi decretado como feriado nacional com base na instituição japonesa, ainda como Dia da Educação Física. Em 1 de janeiro de 2020 foi alterado para Dia do Esporte – Supootsu no Hi – スポーツの日. Esta mudança no nome do feriado foi decidida após a escolhe da cidade de Tokyo para a sede da Olimpíada e Paralimpíada em 2020 e a sua data foi estratégicamente alterado para o dia 24 de julho para coincidir com a data da abertura dos jogos olímpicos. Infelizmente os jogos foram transferido para 2021 o que causou confusão no calendário japonês.

NOVEMBRO

3 de Novembro – Dia da Cultura (文化の日 – Bunka no Hi)
Comemorado desde 1867 como o Aniversário do Imperador da Era Meiji, depois da morte do mesmo tornou-se no Dia da Cultura em 1912.Com o anúncio oficial da Constituição Japonesa em 1946, o Dia da Cultura foi oficializado para promover os valores adotados pela constituição: a cultura, as artes e o empenho acadêmico.

23 de Novembro – Dia de Ação de Graças do Trabalho (勤労感謝の日 – Kinro Kansha no Hi)
Em 1948 a Constituição do Japão transformou esta data em “Um dia para respeitar o trabalho, celebrar a produção e agradecer uns aos outros”
Mas sua origem vem do Niiname-sai (新嘗祭, lê-se também como Shinjō-sai e Niiname-no-Matsuri), antiga celebração de gratidão pela boa colheita e prece pela prosperidade das próximas.

Portal Japãohttps://www.portaljapao.com
Ligando pessoas a pessoas no universo digital!
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -