spot_imgspot_img

Cartão de visita ou um portfólio?

Para uma carreira profissional de sucesso, valores e princípios são fundamentais, principalmente quando compartilhados com os consumidores da marca. No entanto, só isso não é o bastante. Assim, a apresentação profissional tem uma grande relevância, sendo, portanto, um elemento essencial, uma vez que consiste no primeiro contato com um possível cliente. Então, o que devo fazer para ter sucesso? Cartão de visita ou um portfólio?

Primeiramente, é necessário compreender que tanto o cartão de visita quanto o portfólio possuem características próprias, ainda que a sua função primordial seja a aproximação entre a sua marca, você, e o seu cliente.

Cartão de visita: características
Baixo custo: A confecção dos cartões não demanda um investimento alto, sendo, desse modo, um elemento que reforçaria a marca da empresa, sem, contudo, aumentar os custos.
Credibilidade: A percepção social provocada pelo cartão remete a um aspecto de segurança e credibilidade profissional.
Exclusividade: Os cartões são entregues para possíveis clientes, o que acarreta, para os sujeitos envolvidos, uma sensação de exclusividade e atenção.
Aumento das vendas: Como os cartões são entregues para possíveis clientes, há uma relação direta, ainda que não quantificada, entre os cartões e o aumento das vendas.
Marketing: Ao possuir as informações da empresa, o cartão funciona como um elemento publicitário e de divulgação.
Como criar um bom cartão de visita?
Use um bom material.
Defina o estilo pretendido pela sua marca (clássico, moderno, cores, cortes etc).
Use as cores da sua empresa.
Utilize tecnologia digital no cartão, caso você possua plataformas online.
Contrate profissionais para elaborar o seu cartão.
Portfólio

O portfólio tem a função de promover o trabalho desenvolvido, sendo, para designers, por exemplo, uma excelente ferramenta, uma vez que funciona como uma vitrine que irá expor os trabalhos realizados anteriormente.

Dentre as características, cita-se:

Identidade: Devido à exposição dos trabalhos profissionais, elementos e traços que indiquem a uma identidade tornam-se visíveis para o cliente, que pode, a partir desse momento, se interessar pelos serviços expostos.
Confiança: Devido à publicação das atividades anteriores, inclusive com depoimentos de antigos clientes, o portfólio acarreta em um aumento da confiança pública.
Profissionalismo: Um bom portfólio é um indício, para o cliente, de um bom profissional.
Como criar um bom portfólio?
Insira os seus melhores trabalhos, mas esteja aberto para conversar com seus clientes e enviar outras amostras, se necessário.
Busque falar um pouco sobre você, pois os seus possíveis clientes querem conhecer a pessoa que irão contratar.
Use uma boa plataforma de apresentação, caso opte pelo meio digital, ou crie uma peça gráfica de qualidade, se optar por utilizar um portfólio físico.
Organize os seus trabalhos e projetos, visando, com isso, uma melhor aceitação do público-alvo.
Tecnologias digitais x Cartão de visita e Portfólio

Sabemos que as tecnologias estão ocupando os espaços sociais e, portanto, não devemos ficar para trás. Contudo, como usá-la? Ela é imprescindível?

Em primeiro lugar, ela não é imprescindível, mas é bom aprender como usá-la, pois o futuro está chegando, não é mesmo? É preciso, portanto, acompanhar as evoluções tecnológicas e sociais, mas isso não significa que você precisa jogar fora tudo que não é digital.

Hoje, é possível criar um cartão de visita digital, que permite uma mudança das informações, se necessário, pode ser enviado para clientes, ainda que não estejam próximos, sendo compartilhado, por exemplo, por aplicativos de mensagens. Os cartões digitais valorizam, ainda, a interatividade e podem, por meio do seu telefone, ser levado para qualquer lugar.

Há vantagens nos dois tipos de cartões, sendo necessário que você avalie as necessidades da sua empresa. No entanto, por que não ter os dois? Nunca se sabe qual é a oportunidade de trabalho que irá surgir.

Já para o portfólio, é fundamental reconhecer que as relações sociais mudaram muito e, por isso, é muito mais fácil ter um grande alcance da sua marca no meio digital. Logo, invista nas plataformas de publicação do seu trabalho, como o Behance, Carbonmade e Dunked, por exemplo, elabore materiais gráficos interessantes, escolha os seus melhores trabalhos e faça as pessoas encontrarem você na internet.

Portanto, não há uma disputa entre o cartão de visita e o portfólio, mas, note, ambos se complementam. Caso o seu segmento exija uma exposição de trabalhos anteriores, invista na elaboração de um portfólio, mas não se esqueça de criar, também, os seus cartões, pois seus clientes merecem.

- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -