spot_imgspot_img

Como desenvolver o foco e a concentração brincando

A maioria das crianças e adolescentes apresentam dificuldades de foco e concentração na hora de estudar, você sabia que isso poderia ser evitado se tivessem aprendido a se concentrar, isso mesmo concentração também deve ser aprendida. Quer saber como?
Quando conseguimos nos concentrar em alguma coisa, a atenção se foca em um assunto específico. Nesse processo, estão envolvidos o trabalho dos dois hemisférios cerebrais. Assim, o hemisfério esquerdo é responsável pelas funções lógicas, analíticas e a parte verbal. Por outro lado, o hemisfério direito controla a parte não verbal, espacial e analógica.
Através das brincadeiras a criança aprende a ter foco e concentração, dessa forma que tal exercitar um pouco?
Quebra-cabeça. O jogo por excelência que ajuda a manter a concentração e a exercitar a paciência.
Jogo dos erros. São jogos divertidos tanto para adultos quanto para crianças. O objetivo é encontrar as diferenças entre uma imagem e outra, concentrando-se nos detalhes.
Dominó. Um clássico com vários benefícios. Existem dominós criados para crianças. Unindo imagens equivalentes, contribuem também para desenvolver a capacidade estratégica.
Jogo da memória. Exercita a memória e a concentração. As crianças devem se concentrar em uma série de cartas com desenhos que vão ser viradas para baixo em alguns segundos. Elas devem se lembrar em qual posição estavam as imagens repetidas.
Labirintos. Buscar uma saída pode parecer fácil, mas não é quando o labirinto se complica e a criança começa a perder a paciência. Um exercício fantástico para exercitar também a inteligência dedutiva.
Pintar mandalas. Ideal para as crianças mais inquietas, já que as mandalas exigem certa paciência, concentração e esforço. O uso da arte para melhorar a concentração é um verdadeiro sucesso
Que tal através da brincadeira ajudar seu filho a ter mais foco e concentração?

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -