spot_imgspot_img

Como melhorar problemas de concentração de seu filho

01. Valorizar comportamentos positivos

Reforços positivos têm um impacto direto no desenvolvimento de uma boa autoestima e autoconfiança e são determinantes para o aumento da sua capacidade executiva. Elogie sempre que ele conseguir ter uma boa conduta e converse com ele demonstrando o que ele fez que não foi agradável.

02.Criar uma rotina diária sem muito tempo para televisão e games

No geral, a capacidade de concentração do ser humano tem uma duração muito limitada. Durante os estudos, por exemplo, agendar pausas de 10 minutos a cada hora ou hora e meia irá ajudar a criança a voltar ao estudo com as energias renovadas.
Estudos revelam que crianças que passam mais de duas horas a ver televisão manifestam dificuldades em se concentrarem nas atividades escolares. Ter tudo pronto para estudar assim ele não tem de se levantar para ir buscar nada, manter ipads, tablets e celulares afastados e, se trabalhar com o computador, evitar abrir páginas que não sejam úteis para a tarefa.

03. Jogos didáticos e estimulantes

Realizar jogos que estimulem a criatividade e o raciocínio, bem como a sua capacidade de concentração, são ótimos exercícios para trabalhar o “músculo da atenção”. No próximo post darei algumas dicas de jogos didáticos.

04. Cuidar da saúde

Para melhorar o desempenho cognitivo é essencial assegurar o seu bem-estar físico e psicológico. A criança deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, fazer exercício físico, descansar o suficiente – entre 9 e 12 horas de sono por dia (para crianças dos 6 aos 12 anos) – e ter tempo para brincar, de modo a reduzir os níveis de stress e melhorar a concentração.

05. Contato com a natureza

Passeios ao ar livre em áreas verdes ou brincadeiras no parque, entre outras atividades na natureza, têm um impacto muito positivo no bem-estar físico e psicológico da criança, pois na natureza há menos estímulos para se distraírem, contribuindo assim para tranquilizar a mente. Mas em meio a pandemia de corona Vírus devemos reservar este momento com a natureza para outro dia.

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -