Como reduzir os níveis de colesterol no sangue ?

Os níveis elevados de colesterol podem aumentar o risco de obstrução dos vasos sanguíneos e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças, como: hipertensão, infarto, AVC e outras doenças metabólicas.

  • Evitar alimentos de origem animal (ex: gordura aparente das carnes vermelhas e pele das aves, derivados de leite integrais como : manteiga, creme de leite, iogurte, nata). Além de azeite de dendê, óleo de coco, alguns alimentos industrializados e embutidos.
  • Preferir alimentos que contenham gorduras boas como o ômega 3, presente em alguns peixes (sardinha, salmão, atum, arenque, anchova) e algumas sementes (linhaça, chia), o ômega 6, presente nos óleos vegetais (girassol, milho, soja, etc.) e o ômega 9, presente no azeite de oliva, óleos de canola e de amendoim, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, etc.) e frutas como o abacate.
  • Diminuir a ingestão de gorduras trans, presentes em alguns, alimentos industrializados.
  • Consumir fitosteróis, presentes em óleos vegetais, cereais, grãos e demais vegetais. Além de serem encontrados em alimentos podem ser administrados sob a forma de cápsulas.
  • Aumentar a ingestão de fibras solúveis, sendo um ótimo, o farelo de aveia.

As quantidades de cada alimento devem ser estabelecidas individualmente. Por isso, consulte um nutricionista!

 

Artigo anteriorO 1o Starbucks com Tatamis do mundo em Kyoto
Próximo artigo5 passos para ter sucesso em qualquer área da sua vida