spot_imgspot_img

Conteúdos em vídeo

Hoje em dia, com a quantidade elevada de plataformas digitais e, principalmente, formatos diferentes, com um público tão amplo e diverso, uma pergunta irrompe: Como e por que fazer conteúdos em vídeo? Para as empresas, perceber que todo esse ambiente virtual é, sim, perpassado por uma audiência muito grande e com um potencial de compra e retorno financeiro elevado talvez já seja parte da resposta, isto é, o porquê se deve investir nesse mercado. Contudo, para saber mais e descobrir como, continue lendo o texto.

Por que fazer vídeos para o Youtube?

Além do consumo de vídeos ser, hoje, um dos principais motores da internet, que conta com mais de 6 bilhões de horas de conteúdo consumidos por mês, assim como há mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma, os dados da Google, empresa dona do Youtube, justificam o motivo.
Segundo ela, em uma pesquisa feita com 1500 participantes, boa parte dos usuários consomem vídeos semanalmente, sendo que uma parcela dos entrevistados utiliza a plataforma diariamente. Se 91% dos usuários entrevistados consomem vídeos de entretenimento, é preciso mencionar que 77% dos participantes veem conteúdos que trazem algum conhecimento, seja por meio de atualizações pessoais, seja por conteúdos que falem sobre algo. Por fim, com a popularização das telas inteligentes, celulares e tablets, o Youtube está substituindo, para boa parte dos usuários, a televisão.

Desse modo, a plataforma de vídeos tem uma importância muito grande na vida do público moderno e é, por isso, um espaço que deve ser desbravado pelas empresas, já que há, por meio do uso do Youtube, um grande potencial de crescimento de uma marca.

Como fazer conteúdos em vídeo?

Se o motivo é óbvio, de certa maneira, e justifica o investimento do seu tempo e dinheiro na plataforma, o como fazer vídeos no Youtube já não é tão simples, pois alguns elementos devem ser considerados.
Primeiramente, avaliar o seu nicho de mercado e descobrir o que se espera da sua marca, ou o que os seus potenciais clientes consomem, é muito importante, pois isso dará um norte para o seu trabalho. Assim, após fazer as pesquisas iniciais, a parte técnica começa e, aqui, você deve ter atenção ao seguintes elementos:

• Equipamentos: Nesse quesito, investir em equipamentos de qualidade, que proporcionem um bom som e uma boa imagem para a sua audiência, é fundamental, já que isso é, na maioria dos casos, um aspecto que pode fazer com que o seu público desista de assistir ao seu conteúdo.
• Pré-produção: Nesse momento, busque pesquisar os conteúdos, avaliar as tendências e organizar a sua rotina de gravações e publicações. Além disso, para a pré-produção, examine as suas necessidades de iluminação e cenário, já que isso fará parte dos seus vídeos.
• Planejamento e pautas de vídeos: O seu público será atraído pelo bom conteúdo e por pautas interessantes, então invista um bom tempo no planejamento das ações do seu canal, tentando trazer sempre conteúdos relevantes.
• Gravação: Supere o nervosismo inicial e entre nas telas, ou, se preferir, escolha alguém da equipe que possa fazer esse trabalho, mas lembre-se que é a sua marca que irá aparecer nos vídeos produzidos.
• Pós-produção e edição: Um grande esforço ainda será encontrado na pós-produção, visto que esse é o momento de ver o material bruto, avaliar a qualidade e, posteriormente, fazer as edições necessárias.
• Publicação: A publicação não consiste apenas no upload do arquivo, mas em todo o processo que envolve a apresentação do material. Logo, esteja atento ao título, a descrição e as tags, por exemplo, buscando sempre otimizar o seu conteúdo.

Dessa forma, o conteúdo em vídeo é essencial para o mercado contemporâneo e, por isso, investir um tempo tentando descobrir como e por que fazer campanhas audiovisuais no Youtube é um passo certo rumo ao sucesso, garantindo, assim, mais visibilidade da sua marca e expansão dos seus negócios.

- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -