NOSSO FUTURO – Manual Básico de Previdência e Assistência Social do Japão

    Download
    Download is available until [expire_date]
    • Version
    • Download 3
    • Tamanho do Arquivo 0.00 KB
    • File Count 1
    • Data de Criação 27 de novembro de 2021
    • Ultima Atualização 27 de novembro de 2021

    NOSSO FUTURO - Manual Básico de Previdência e Assistência Social do Japão

    A cartilha “Nosso futuro: manual básico de previdência e assistência social no Japão”, lançada em setembro de 2020, buscou disponibilizar para a comunidade brasileira informações e dados sobre os sistemas previdenciário e de assistência social japoneses, além de noções básicas sobre seguridade social no Brasil. A necessidade de elaborar material de fácil acesso e composto por informações relevantes de fontes oficiais diversas
    advém do processo de envelhecimento da população brasileira, que abarca nossos nacionais residentes em território japonês. Atualmente, segundo os números oficiais do governo japonês, há cerca de 20.000 brasileiros com idade superior a 60 anos, residindo no Japão. Em dez anos, as projeções apontam que esse número deverá mais que dobrar, superando a marca de 45.000 nacionais com idade igual ou superior a 60 anos.

    O presente material é fruto do trabalho e da colaboração de diversas pessoas e entidades. Por essa razão, o Consulado-Geral em Tóquio e o Conselho de Cidadãos de Tóquio agradecem a inestimável contribuição da senhora Vanessa Handa, consultora sobre legislação previdenciária e trabalhista no Japão, pela pesquisa e pela elaboração do conteúdo; ao senhor Fumio Shimamura, Shakai Hoken Roumushi - Certified Social Insurance and Labor Consultant; à senhora Akio Shimamura, professora associada da faculdade de Economia e Direito da Universidade de Shinshu; à senhora Danielle Kimura, corretora de seguros de vida; à senhora Milena Tassima, líder comunitária e fundadora da fanpage “Dicas da Mih”; à senhora Luciana Bavaresco, tradutora e intérprete na prefeitura de Oizumi; ao senhor Guilherme Biazotto, advogado com especialização em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário; e a todos os membros do Conselho de Cidadãos de Tóquio.

    Ao tomar conhecimento da rede de amparo e de apoio existente neste país, estamos seguros de que mais membros de nossa comunidade poderão estar em dia com suas obrigações e, consequentemente, conseguirão desfrutar dos benefícios previstos pelos sistemas de previdência e assistência social locais, ganhando autonomia e dignidade na terceira idade.

    - Publicidade -