spot_imgspot_img

Hinamatsuri – Dia das Meninas

Celebrado sempre no 3º dia do 3º mês do ano, ou seja, 3 de março, o Hina Matsuri (雛祭り – ひなまつり), é o Dia das Meninas, conhecido também como Momo no Sekku (桃の節句), é uma tradição para pedir que as meninas cresçam com segurança e saúde.

A tradução literal para ひな祭り é “Festival das Bonecas” e tem como ritual a montagem de altares com panos vermelhos em degraus, chamados de hinadan, onde são dispostas bonecas, que representam a família imperial, os serviçais e os músicos. Todos vestidos com trajes tradicionais do período Heian (794–1185) e também ganhos com flores de pêssego, e comidas típicas como, hishi mochi (bolinho de doce de arroz com três camadas em formato de um paralelogramo), hina arare (biscoitos de arroz coloridos) e uma dose de shirozake (sakê sem álcool) e chirashi zushi – ちらし寿し (sushi aberto).

As origens do Hina Matsuri

A comemoração tem origem no antigo calendário chinês que dividia o ano em 5 períodos. Cada período tinha um evento para comemorar o momento, chamando-se assim essas 5 comemorações de Sekku – 節句 (せっく):

  1. 人日(じんじつ) – 1月7日 – 7 de Janeiro – Nanakusa no Sekku 七草の節句 (Nanakusa Gayu – 七草粥)
  2. 上巳(じょうし) – 3月3日 – 3 de Março – Momo no Sekku 桃の節句 (Hina Matsuri 雛祭り- Dia das Meninas)
  3. 端午(たんご) – 5月5日 – 5 de Maio – Shoubu no Sekku 菖蒲の節句 (Dia dos Meninos)
  4. 七夕(しちせき) – 7月7日 – 7 de Julho – Sassa no Sekku 笹の節句 (Tanabata – 七夕)
  5. 重陽(ちょうよう) – 9月9日 – 9 de Setembro – Kiku no Sekku 菊の節句 (Finados)

Não há dados concretos, mas acredita-se que o costume começou na Era Heian (Ano 794 a 1192) que eram feitas bonecas de papel e colocadas em barquinhos de palha para descerem os rios e os ¨maus fluídos¨ seriam levados pela correnteza, no Nagashi Hina – 流し雛 , as bonecas chamadas de Hina Ningyou – 雛人形 eram os amuletos de proteção: Saiyaku Yoke no Mamori Hina「災厄よけ」の「守り雛」.

Já no período Edo (por volta de 1603 a 1700), as famílias nobres e os guerreiros de elite já tinham o costume de enfeitar as suas casas com as bonecas, que já não eram mais feitas de papel, aprimorando-se e transformando-se em bonecas de luxo, feitas em porcelana, cabelos e vestindo quimonos de seda. Obviamente, os enfeites deixaram de ser jogados e com o tempo, as famílias passaram a gostar de enfeitar suas casas com as bonecas, ao mesmo tempo que notou-se a gravidade de poluir os rios. Mesmo sem o ritual, as intenções de bons presságios permaneceram.

Nos dias de hoje, as bonecas, são herdadas das avós ou muitas vezes são presentadas pela família da mãe da menina.

O “hinadan”, local onde são expostas as figuras, deve ser montado duas semanas antes do 3º dia de março, para que na ocasião, a anfitriã convide seus amiguinhos para um chá em frente ao altar e ofereça um hishi mochi (bolinho de doce de arroz com três camadas em formato de um paralelogramo), hina arare (biscoitos de arroz coloridos) e uma dose de shirozake (sakê sem álcool). As bonecas devem ser retiradas e guardadas imediatamente após o festival, pois acredita-se que deixar as bonecas de fora por muito tempo levará ao casamento tardio da filha.

Manter-se em dia com as tradições, no entanto, tem sido cada vez mais difícil para as famílias por conta do tempo e do espaço. O costume indica que o número certo de degraus é 5. Conjuntos com 7 degraus, além de serem considerados mais completos e caros, podendo custar até US$ 3.000 (por volta de 300 mil ienes) , e devem ser benzidos para trazer prosperidade ao local.

Comidas Típicas no Hina Matsuri:

Hina-arare
Docinhos feitos com arroz glutinoso (mochigome) crocante e açucarado. A camada externa de açúcar tem as cores branca que representa a neve do final do inverno, verde que representa a grama nova e rosa, as flores de pessegueiro.

Hishimochi
O hishimochi é um doce colorido nas cores verde, branca e rosa, como o hina-arare, mas é feito com a massa do arroz glutinoso. A massa é disposta em três ou cinco camadas. O doce geralmente é colocado nos altares decorativos da festa.

Sakuramochi
O sakuramochi é um doce tradicional japonês (wagashi), feito com arroz glutinoso e anko (pasta de feijão azuki). O bolinho é rosado e envolto com uma folha de cerejeira em conserva. Existem duas versões do doce: uma é feita com os grãos de arroz inteiros (estilo Kansai) e outra é feita com a farinha do arroz grelhada como crepe (estilo Tóquio).

Chirashi (Tirashizushi)
O chirashizushi é um tipo de sushi bem colorido, servido em uma tigela. Sobre a porção de arroz temperado, são colocados peixe cru, cogumelos, omelete em tiras, alga e o que mais a família quiser!

Atualmente muitas famílias compram bolinhos de pão de ló decorado com os bonequinhos do hinamatsuri.

Fontes:
保育士バンク
オマツリジャパン
ウィキペディア

 

Portal Japão
Portal Japãohttps://www.portaljapao.com
Ligando pessoas, lugares e culturas no universo digital
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

- Publicidade -spot_img

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -