spot_imgspot_img

Meu filho está sofrendo bullying e agora?

Os casos de bullying aqui no Japão são muito frequentes, principalmente entre os estrangeiros.

Segundo um estudo da American Psychological Association, crianças e adolescentes vítimas de bullying estão mais suscetíveis a problemas de depressão e ansiedade. Identificar casos de bullying infantil na escola é essencial para evitar danos psicológicos. Ser alvo de críticas maldosas, brincadeiras humilhantes e violentas são alguns dos problemas enfrentados por crianças que sofrem com o bullying na escola. Tomar providencias contra esses atos de agressão verbal e física é o melhor caminho para evitar traumas psicológicos no futuro.

Quais as causas do bullying?

Como já citei em artigos anteriores o bullying no ambiente escolar acontece quando um aluno é vítima de hostilidades causadas por visões preconceituosas de um grupo ou indivíduo que o consideram diferente da maioria. Uma criança que se destaca nos estudos ou está acima do peso, por ser estrangeiro, não dominar o idioma por exemplo, pode ser hostilizada e discriminada socialmente pelos seus colegas de classe.

Muitos pais não sabem como agir nesse momento, é imprescindível que os pais evitem fazer críticas e não minimizem o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores. Os pais e professores precisam demonstrar apoio e acolher a criança que sofre bullying na escola. É importante que os adultos reafirmem a vítima de bullying, valorizando suas qualidades e demonstrando que ela não é culpada pelas agressões que sofre. Conversar vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre.

Em casos mais graves é importante que a criança mude de escola, pois caso não consiga superar o trauma, apresente dificuldades de aprendizagem e a motivação para estudar. Nesses casos é importante que os pais e a criança conversem com uma psicóloga para ajuda-los a resolver esse momento tão delicado.

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -