Carla Quieroz, Informações, Saúde e Beleza

Novembro Azul

Nesse novembro azul o alimentarcomciencia deixa a seguinte mensagem: Segundo dados do INCA, o câncer de próstata acomete 31,7 % da população brasileira.

O mesmo instituto alerta que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de prostata durante a vida. Portanto, a grande saída é a prevenção !

O consumo de alimentos ricos em Fitosterois como Betasitosterol e Estigmasterol presentes no Amendoim, óleos vegetais, principalmente de abacate, se comprova eficaz na redução de risco deste tipo de Tumor.
Outro Alimento importante é o Tomate que depois de cozido por dez minutos concentra uma substância chamada licopeno que é usada no tratamento da Hiperplasia Benigna de Próstata.

O licopeno também pode ser encontrado eu outras alimentos como melancia, repolho roxo, goiaba. O consumo regular destes alimentos aliado ao estilo de vida ativo, com a prática regular de exercícios e consumo reduzido de bebidas alcoólicas garantem menor risco de tumores. Além disto, exames periódicos e conversa com seu médico auxilia na prevenção ou diagnóstico precoce do problema.

E aqui vai uma receita simples mas saborosa de Molho de Tomate Rústico, fornecida por uma de nossa colaboradoras @⁨claudiamaisciencias⁩ !

Molho de tomates é coisa que todo mundo gosta (eu pelo menos nunca vi o contrário).
Dá pra fazer de várias formas, das mais sofisticadas às mais simples. Hoje resolvi fazer um molho rústico … que adooro!

  1. Cortei em 4, longitudinalmente, ½ kg de tomates bem vermelhos (bem higienizados) e coloquei numa forma
  2. Depois fui sobrepondo: 1 cebola picada grosseiramente, 4 dentes de alho inteiros, um bom pedaço de alho poró em rodelinhas, alecrim e 1 beterraba em pedaços pequenos (às vezes coloco cenoura, uso o que tenho)
  3. Reguei tudo generosamente com azeite e levei pro forno (180°C por uns 40 minutos)
  4. Em seguida liquidifiquei tudo (na verdade usei a tecla pulsar, queria a versão rústica, mas querendo liquidifique bem, mas nada de coar!!!)
  5. Coloquei numa panela, temperei com sal e deixei apurando no fogo baixo (cuidado pra não secar) com um pouco de manjericão fresco.

 

Esta matéria foi escrita pela nutricionista Carla Queiroz.

Carla Queiroz é nutricionista e administra a Fanpage Chá com a Nutri (clique aqui)

Sobre o autor.

Postagens relacionadas