spot_imgspot_img

O que é Massoterapia?

Diferente do que muitos pensam, a massoterapia é uma prática muito antiga. Tanto que aparecem em escritos antigos da China, Japão, Índia e Egito.

Para entender a diferença entre Massagem e Massoterapia é preciso saber um pouco mais sobre a massagem e suas técnicas. A palavra massagem vem do francês (massage) e já é utilizada no alívio de dores e tensões há milhares de anos. De forma geral, as práticas podem ser divididas entre técnicas orientais e ocidentais. A principal diferença é que a massagem do ocidente segue as regras da ciência ocidental e suas técnicas buscam trazer benefícios para o aparelho locomotor, muscular e esquelético. Já as técnicas orientais têm como foco o equilíbrio das energias do corpo.

Tanto as massagens orientais quanto as ocidentais refletem em diversos benefícios, como a liberação de hormônios que promovem o relaxamento, o estímulo da circulação sanguínea e o alívio de músculos tensionados. Além de muito populares entre pessoas que buscam o relaxamento muscular e o alívio do estresse, as técnicas de massagem também são indicadas como terapias complementares para acelerar a recuperação de pacientes em diversas situações.

O profissional massoterapeuta

O profissional massoterapeuta possui formação técnica, muito mais abrangente, a fim de melhor atender as necessidades de seus clientes. Por meio de suas habilidades, conhecimentos e recursos massoterápicos, o massoterapeuta possibilitará que seus clientes alcancem os objetivos desejados com a ajuda da massoterapia, que envolvem várias técnicas baseadas na medicina e ciência oriental.

A massoterapia tem como objetivo principal melhorar a saúde das pessoas e também atuar na prevenção de doenças.

O objetivo principal de uma sessão de massagem pode incluir:

  • massagem de relaxamento
  • massagem clínica
  • massagem corretiva
  • massagem terapêutica
  • reeducação do movimento
  • trabalho energético

Existem diversas técnicas de massagem orientais e ocidentais, cada uma com uma proposta, mas com o mesmo objetivo: promoção da saúde.

massoterapeuta é o profissional responsável por aplicar o recurso terapêutico da massagem, em pessoas que desejem desestressar os músculos ou mesmo tratar e reabilitar condições físicas mais graves. Sendo a massagem uma técnica natural e cientificamente consolidada de cuidado com o corpo, os músculos e também de tratamento de saúde, o massoterapeuta é um profissional fundamental no bem-estar físico, por auxiliar a descarregar tensões, estimular a circulação sanguínea e a oxigenação das células, além de melhorar a flexibilidade do corpo.

massoterapeuta trabalha, em sua rotina, aplicando as técnicas de massagem em seus clientes e pacientes. Pode trabalhar realizando massagens terapêuticas mais tradicionais, com finalidades de saúde e bem-estar, ou então direcionar os tratamentos para massagens específicas de acordo com as necessidades de seus clientes.

Essas necessidades podem ser estéticas, como a massagem modeladora, drenagem linfática, entre outros, ou no trabalho com sentidos. Outra modalidade específica de trabalho do massoterapeuta também pode ser a massagem laboral e/ou desportiva, que lida com a musculatura de trabalhadores em geral e de esportistas.

Benefícios da Massoterapia

Por meio da massoterapia é possível obter diversos benefícios como relaxamento, uma vez que alivia os níveis de estresse e tensão; melhora o humor, além de ser uma ferramenta que auxilia em tratamentos de saúde.

Um ponto muito interessante acerca da massoterapia, que muitos podem desconhecer, é que ela é capaz de auxiliar no tratamento de alguns níveis de depressão e ansiedade.
A massoterapia pode diminuir os níveis de cortisol e aumentar a dopamina e serotonina, que são neurotransmissores capazes de dar aquela boa sensação bem estar. Com isso a pessoa fica mais tranquila e relaxada.

Ela é capaz de potencializar o sistema imunológico, pois contribui para uma boa circulação sanguínea e aumento dos glóbulos brancos que atuam prevenindo doenças. Então o corpo funciona melhor, por assim dizer, e acontece o aumento da imunidade.

Técnicas utilizadas na massoterapia

  • Terapêutica: massoterapia terapêutica tem como objetivo eliminar anomalias e atrofias.Sua atuação é principalmente de caráter preventivo, mas não somente isso. Ele pode atuar como tratamento para dores e diversas contusões musculares.

Exemplo de massoterapia terapêutica são as massagens realizadas na área cervical. Elas podem tratar torcicolos e cervicalgias.

  • Relaxante: Enquanto a massagem terapêutica busca um tratamento ou prevenção de alguns problemas como dores no corpo a massagem relaxante, como próprio nome sugere, busca o relaxamento tanto do corpo quanto da mente.

Através dessa técnica o cliente pode tratar tensões e estresse, insônia e outros problemas relacionados.

  • Estética: Como já citamos sobre os benefícios da massoterapia, ela pode combater gordura localizada e celulite. Isso se dá principalmente devido a aplicação dessa prática, isto é, a massoterapia estética.

Essa técnica necessita de contribuição do cliente. Os procedimentos serão feitos em conjunto com práticas saudáveis de saúde como atividades físicas, reeducação alimentar e ingestão de água.

Técnicas e tipos de terapias

Em sua formação, o massoterapeuta aprende em sua formação a executar diversos tipos de massagens orientais e ocidentais, na Hashi Japan Academy você pode aprender algumas delas:

  • Massagem clássica
  • Drenagem linfática e corporal
  • Cromoterapia
  • Reflexologia podal (Ashitubo)
  • Quick Massage
  • Aromaterapia
  • Shiatsu
  • Tui Ná (Tuina)
  • Do-in
  • Auriculoterapia
  • Ventoterapia

A Profissão no Brasil

profissão de Massagista ou massoterapeuta foi regulamentada pela Lei Federal 3968 e publicada no Diário Oficial da União em 06 de outubro de 1961.

Massoterapia ou a Massagem Terapêutica é um recurso terapêutico que emprega técnicas de manipulação corporal na recuperação de sequelas e reabilitação de indivíduos, além de promover a saúde, o relaxamento e o bem-estar das pessoas.

campo de atuação para a profissão de massagista ou massoterapeuta é bastante vasto no país, podendo trabalhar em clínicas, spas, clínicas especializadas em estética, academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física, hospitais ou ainda como profissional autônomo.

Massoterapeuta trabalha com técnicas avançadas de relaxamento físico e mental e alívio das tensões causadas pelo estresse do dia a dia, assim como desconfortos causados por problemas de saúde.

A massagem está sendo vista no país como uma profissão do futuro e está cada vez mais sendo respeitada. A área cresceu muito nos últimos anos e encontramos massagistas em aeroportos, shoppings, cabeleireiros, festas e em vários outros lugares de socialização. Em diversos países no exterior já existem massagistas sendo contratados para trabalhar dentro das empresas, atendendo colaboradores e funcionários.

Mercado de Trabalho

Várias pesquisas mostram que o mercado no Brasil para essa área está crescendo significativamente, a exemplo dos países desenvolvidos.

Assim como no exterior, a massagem no Brasil também está ganhando mercado como um tratamento cada vez mais respeitado, devido ao fato de muitas empresas multinacionais que contratam massagistas para atender seus funcionários.

Como o Brasil está se internacionalizando por causa do grande número de empresas e estrangeiros no país, a tendência é que a massagem se expanda ainda mais aumentando, assim, a demanda pela procura do curso de Massoterapia.

conceito de massagem está chegando forte para a população que está se acostumando com a ideia de que uma massagem pode ser tanto relaxante como terapêutica. É através desse conceito que os massoterapeutas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

 

A Profissão no Japão

Para exercer como profissional de massoterapia há necessidade da seguinte certificação: Certificado Nacional Japonês de Massoterapia(あん摩マッサージ指圧師国家資格).

Além da massoterapia, a acupuntura, o profissional acupunturista também exige o Certificado Nacional Japonês de Acupuntura (鍼師国家資格).

Esta regra está descrita no portaria: Igyorui Ikoui ni Taisuru Toriazukai ni Tsuite (医業類似行為に対する取扱いについて), Artigo número 58 (医事第五八号) de 28 de agosto de 1991 (平成三年六月二八日) do Ministério de Saúde, Trabalho e Bem Estar do Japão.

E o consultório ou o atendimento deve ser registrado na prefeitura local na divisão de vigilância sanitária (Hokenjyo – 保健所) para obtenção da permissão de atendimento comercial.

Link da página oficial do Ministério da Saúde, Trabalho e e Bem Estar do Japão (Kosei Rodosho – 厚生労働省) :
https://www.mhlw.go.jp/topics/bukyoku/isei/i-anzen/hourei/061115-1a.html

Link da vigilância sanitária de Nagoya (食品衛生・環境衛生・医療・薬務):
https://www.city.nagoya.jp/kenkofukushi/page/0000011524.html

Portal Japão
Portal Japãohttps://www.portaljapao.com
Ligando pessoas, lugares e culturas no universo digital
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

- Publicidade -spot_img

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -