spot_imgspot_img

Seu filho(a) gosta de desenhar?

Você sabia que desenhar…
Como já comentei em um post anterior o desenho trabalha a concentração, criatividade, imaginação, motricidade fina, expressão, emoções entre outras habilidades.

O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando o controle das emoções e revelando também uma função terapêutica, pois ao estimular atividades artísticas, as crianças tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo depressão.

Por meio do desenho a criança retrata suas experiências na busca da própria identidade, sendo uma forma de expressar o seu dia a dia. Quando a criança desenha, trabalha com a linguagem, conhecimento e imaginação, e isso ajuda na formação da sua subjetividade, além de ser possível identificar como a criança percebe o contexto social e histórico, a qual está inserida.
O desenho é a primeira escrita da criança. Cada vez mais, vários autores acreditam que passando pelos estágios de evolução do desenho, as crianças desenvolvem a escrita, ela percebe que pode desenhar a fala.

O desenho e a escrita são duas linguagens que interagem, por muitas vezes se complementando. Durante os estágios do desenho infantil, chega um momento em que as letras se misturam aos desenhos até chegar na escrita alfabética propriamente dita.
Mamães e papais incentivem seus filhos a desenharem pois isso contribui de varias formas para o desenvolvimento motor e cognitivo.
E não se esqueça de elogiar, pois o elogio irá ajuda lo a ter mais auto estima e confiança, mas o elogio deve ser verdadeiro pois a criança percebe quando os pais o elogiam apenas para agradar, não sendo de uma forma verdadeira.

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -