Sinais de que você precisa fazer terapia

Compartilhar:

Com a vida corrida, nem sempre damos a devida atenção ao que sentimos e, muitas vezes, só procuramos ajuda especializada quando nos encontramos em uma situação grave.

A terapia o contrário do que muitos imaginam, ela é recomendada não só para quem está com um problema emocional aparente, mas também para todas as pessoas que desejam se conhecer melhor e buscar equilíbrio em qualquer área da vida.

Fazer terapia pode ser comparado a praticar exercícios físicos ou se alimentar da melhor para cuidar da saúde.
Fazer terapia não significa que a pessoa tem um problema grave. Ela pode frequentar as sessões simplesmente para aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia e aumentar a sua qualidade de vida. Existem casos que exigem ajuda especializada com urgência. Do contrário, até mesmo a saúde do nosso corpo pode ser afetada.
É importante ressaltar que a procura por ajuda psicológica ainda no início do problema aumenta as chances de encontrar uma solução mais rapidamente. Além disso, a falta de apoio profissional pode agravar a situação e torna a recuperação mais lenta e difícil.

Se não forem devidamente tratados, os problemas emocionais podem afetar a saúde física. Vou listar 5 sinais de que você precisa ficar atento:

1- Suas emoções são intensas
Todo mundo tem dias bons e ruins, certo? Mas é preciso prestar atenção na intensidade e frequência das suas emoções. Quando os sentimentos paralisam e causam danos, pode ser um sinal de alerta.
Ter percepção equivocada em relação a um acontecimento é como olhar para algo maior do que realmente é.

2- Você tem pensamento fixo em traumas
Um acidente, uma perda, uma separação são momentos que marcam as nossas vidas e podem nos deixar traumatizados. Se, ao longo dos dias, você se der conta de que não para de pensar nesses acontecimentos, também pode ser um sinal de alerta.

3- Você se sente desmotivado
A falta de motivação diária deixa a gente cada vez mais triste e desconectado das pessoas e dos acontecimentos. Quando estamos desmotivados, perdemos o interesse pelas pessoas, pelo trabalho e até mesmo pelas atividades de que mais gostamos.

4- Seu humor muda constantemente
Um dia você está muito feliz, no outro extremamente triste. Se isso acontece com frequência, é preciso olhar para aquilo que não está te fazendo bem.

5- Isolamento está cada vez mais comum
Você está com dificuldades para se relacionar com as pessoas ao seu redor. Anda impaciente, e os comportamentos da outras pessoas te deixam estressado. E com isso, você esta cada vez mais sozinho.
Muitas vezes, nem mesmo a gente sabe compreender o que está sentindo ou identificar as próprias emoções. Esse é um bom momento para se conhecer melhor, mudar o comportamento que não te faz bem. Nesse sentido, o apoio profissional será fundamental para melhorar a sua vida.

Essa é a minha dica de hoje, e se você gostou desse tipo de conteúdo, acesse as minhas redes sociais e descubra outros comportamentos que te trava.

Instagram: https://instagram.com/alinneayumi?igshid=1u46g49f1xhg6

Alinne Ayumi
Alinne Ayumi
Como cuidar da sua saúde mental e elevar a sua autoestima de forma prática. Acesse os perfis nas mídias sociais e conheça seu trabalho.

matérias relacionadas

As praias mais famosas da região central do Japão

Sabemos que as mais lindas praias do Japão estão em Okinawa, mas não é todo final de semana...

Articulação – KANSETSU – 関節 – かんせつ

Glossário Partes do Corpo em Japonês - Português : Articulação - KANSETSU - 関節 - かんせつ   Acesse também o...

Úmero – JOUWANKOTSU – 上腕骨 – じょうわんこつ

Glossário Partes do Corpo em Japonês - Português : Úmero - JOUWANKOTSU - 上腕骨 - じょうわんこつ   Acesse também o...

Ulna – SHAKKOTSU – 尺骨 – しゃっこつ

Glossário Partes do Corpo em Japonês - Português : Ulna - SHAKKOTSU - 尺骨 - しゃっこつ   Acesse também o...