spot_imgspot_img

Tarefas domésticas que os filhos podem fazer

No post anterior falamos sobre a importância das crianças ajudarem nas tarefas domésticas e a importância de aprenderem desde pequenas. Por isso, aqui vamos falar sobre tarefas domésticas que os filhos podem fazer e como podem ajudar em casa de acordo com a sua idade, super importante para que as crianças cresçam sabendo, por exemplo, a dividir seu tempo entre brincadeiras e lição de casa.

A capacidade de organização do tempo e de planejamento são habilidades essenciais para a vida e podem ser desenvolvidas com a ajuda em tarefas domésticas.
Quando uma criança começa a ganhar responsabilidades, o próximo passo é permitir que ela aprenda a decidir quando e como realizar essas tarefas.

Quais tarefas domésticas são adequadas para cada idade?
De acordo com a idade e a fase de desenvolvimento da criança, é possível dar a ela um tipo de tarefa doméstica, desde as mais simples até trabalhos mais complexos com o passar do tempo.

Segue uma lista de tarefas que crianças de cada faixa-etária podem começar a fazer em casa. Ela pode servir de ponto de partida para discutir em família o que está de acordo com a realidade dos filhos. E, claro, diferentes tarefas requerem certos níveis de supervisão de adultos.

2 a 3 anos:
Jogar fraldas no lixo
Recolher brinquedos
Dobrar panos e toalhinhas
Guardar sapatos
Colocar a roupa suja no cesto

4 a 5 anos:
Guardar e organizar brinquedos
Organizar livros na prateleira
Ajudar a dar banho no cachorro
Regar as plantas
Separar o lixo
Arrumar a cama

6 a 7 anos:
Limpar o quarto
Dobrar a roupa
Varrer o chão
Colocar e limpar a mesa
Lavar louças simples
Lavar o quintal

8 a 9 anos:
Tirar a poeira
Lavar a louça
Passar aspirador de pó
Recolher e pendurar roupas do varal
Preparar lanchinhos
Ajudar a cozinhar refeições
Colocar o lixo para fora
Limpar o jardim

Continua…

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -