spot_imgspot_img

Volta as aulas e agora?!

Na próxima semana a maioria das crianças que estudam em escolas japonesas irão retornar as aulas, após pouco mais de um mês de férias “forçadas” devido a pandemia do “COVID-19”.
E neste post quero falar um pouco de como seu filho(A) pode retornar as aulas mais animado, quer saber como?
Durante essas férias ‘’forçadas’’, a maioria das crianças mudam de ritmo, acordam mais tarde, fazem as refeições fora de hora, passam mais tempo assistindo ou jogando game. Agora, com a volta às aulas, as crianças precisam se adaptar à rotina. Para evitar problemas com o rendimento escolar e o aumento da ansiedade, e deixa los mais animados com a volta as aulas o ideal é começar a prepará-las na última semana de descanso.

1) Uma semana antes, retorne aos horários habituais
Claro que filho dormiu mais tarde e possivelmente também acordou mais tarde. E tudo bem, pois a quebra da rotina também é importante para que seu filho tenha flexibilidade e aprenda a se adaptar a novos ritmos. Mas no retorno à escola será necessário que ele volte a acordar e dormir mais cedo. Não se esqueça de retomar os horários aos poucos, começando uma semana antes do primeiro dia de aula. Assim seu filho não estará muito cansado, o que poderia deixá-lo irritado e manhoso nos primeiros dias.

2) Converse muito
Não importa se seu filho ainda é bem pequeninho ou maiorzinho, é importante situá-lo no tempo e explicar que em breve ele voltará ao espaço escolar (ou que irá pela primeira vez!). Quanto menor o filhote, maior a necessidade de relembrar como é o ambiente físico da escola, quais os amigos que ele encontrará lá, as brincadeiras de que ele gosta na escola… Assim ele se sentirá mais seguro nesse retorno. Para facilitar a lembrança, vale até mostrar fotos do ano anterior!

3) Deixe que ele participe dos preparativos
É importante apresentar a volta às aulas como algo positivo. Em geral nos entusiasmamos com um processo em que estamos ativamente envolvidos, e isso também vale para as crianças. Por isso deixe que ele participe da escolha do material escolar, ajude a colocar as etiquetas com nome nos materiais, organize a mochila. Sentir que ele pode opinar o deixará mais confiante!

Priscila Oliveira - Super Kids
Psicopedagoga que comanda a SUPER KIDS. Alfabetização e aulas de português. Treinamento das habilidades cognitivas e socioemocionais, como memória, concentração, foco, atenção, autoestima e criatividade; essenciais para melhorar resultados escolares, com uma metodologia lúdica e inovadora.
- Publicidade -

Assuntos Relacionados

Destaque Lojas e Serviços

Leia Também

- Publicidade -

Instagram

- Publicidade -